Política

Panelas (da vida) revelam incríveis parentes na Câmara

Política de pai para filho, sobrinho, tio... A incrível bancada dos parentes na Câmara

<b>Reprodução</b>
Reprodução "Panelão" parlamentar
Por Congresso em Foco
Publicado em 12/08/2017

A política corre pelas veias da deputada Iracema Portela (PP-PI). Filha do ex-governador Lucídio Portela e da ex-deputada federal Myriam Portela, é casada com o senador Ciro Nogueira (PP-PI), filho de um ex-deputado com o mesmo nome. Seus tios Petrônio Portela e Eloi Portela Nunes foram senadores. Petrônio presidiu o Senado e empresta um nome a uma das alas da Casa. Outro tio dela, Flávio Portela Marcílio, foi vice-governador e deputado federal pelo Ceará. Antes de se relacionar com Ciro, a deputada foi casada com o ex-governador do Piauí Guilherme Mello.
A frondosa árvore genealógica política de Iracema faz parte de uma floresta que sombreia a Câmara: ao menos 319 deputados têm ou tiveram parentes com mandatos eletivos. Isto é, um em cada seis. Embora se espalhe por todos os estados e regiões, é no Nordeste e no Norte que essa prática tem raízes mais profundas. Dos 151 deputados nordestinos, ao menos 126 (83% deles) são de famílias de políticos. Isso também ocorre com 43 dos 65 deputados (66%) do Norte.
As representações do Rio Grande do Norte e do Tocantins na Câmara são formadas integralmente por parlamentares com familiares políticos. No Piauí, de Iracema Portela e Ciro Nogueira, na Paraíba, no Amapá e no Amazonas, apenas um deputado foge desse perfil. Os dados são de levantamento exclusivo da Revista Congresso em Foco, em texto de Edson Sardinha.
O levantamento sobre as relações familiares e políticos dos atuais parlamentares é um dos principais assuntos da nova edição da Revista Congresso em Foco. Para acessar o conteúdo completo da publicação, clique aqui.
Engana-se, porém, quem pensa que as “dinastias” políticas são exclusividade das duas regiões mais pobres do país. Elas também estão presentes no Centro-Oeste (53% dos deputados têm parentes políticos), no Sudeste (52%) e no Sul (44%), em todos os partidos políticos e espectros ideológicos, da direita à esquerda. O deputado mineiro Bonifácio de Andrada (PSDB), por exemplo, representa uma família que está no Parlamento desde 1821 e já prepara dois sucessores.
Tattolândia
Entre os petistas, o caso mais curioso é o da família Tatto. O deputado Nilto Tatto (PT-SP) tem quatro irmãos políticos: dois são vereadores em São Paulo (Jair e Arselino Tatto), um é deputado estadual (Enio Tatto) e outro foi deputado federal (Jilmar Tatto). Dos dez irmãos Tatto, nove são filiados ao PT. Procedentes de uma família de pequenos agricultores do Paraná, eles se estabeleceram em uma das regiões mais pobres da capital paulista, a Capela do Socorro, onde começaram a militância na Igreja Católica. O poder político e eleitoral da família é tão forte na localidade que ela ganhou o apelido de “Tattolândia”.
Partido Bolsonaro
A família Bolsonaro, liderada pelo pré-candidato à Presidência Jair Bolsonaro (RJ), tem mais representantes com mandato do que cinco partidos registrados na Justiça eleitoral: o PCO, o PSTU, o Novo, o PPL e o PCB. De malas prontas para o PEN, o patriarca deve levar para o PEN seus três filhos parlamentares: Eduardo Bolsonaro (SP), seu colega na Câmara, o deputado estadual Flávio Bolsonaro e o vereador carioca Carlos Bolsonaro. No ano passado, Flávio disputou a prefeitura do Rio, obteve 424.307 votos (14% dos válidos) e ficou na quarta colocação.
No Senado, mais de 70% dos senadores têm políticos na família. A situação de cada integrante da bancada dos parentes deve ser analisada caso a caso. Há congressistas que, a despeito do parentesco, ou não fizeram uso do sobrenome ou até que são adversários políticos. Existem, ainda, os que desbravaram sozinhos o espaço na política e agora preparam, dentro de casa, seus sucessores. Qualquer que seja a situação, é inegável que o capital político familiar representa uma vantagem em relação aos adversários e um atalho para o sucesso eleitoral.
Conhecer desde o berço os bastidores do meio é apenas um dos diferenciais. Além do poder político, muitos herdam o poder econômico. São mais ricos ou têm mais facilidade de arrecadar dinheiro para as campanhas eleitorais do que seus concorrentes. Muitos são donos de veículos de comunicação, como rádios e TVs e controlam ainda as principais máquinas partidárias de seus estados.
Veja a bancada dos parentes na Câmara:

ACRE
Deputados
Flaviano Melo (PMDB) – Filho do ex-deputado estadual Raimundo Herminio de Melo e irmão do ex-deputado federal José Baptista de Melo.
Jéssica Sales (PMDB) – Filha do ex-prefeito de Cruzeiro do Sul Vagner Sales e da ex-deputada estadual Antonia Sales.
César Messias (PSB) – Primo do ex-governador do Acre Orleir Cameli e tio do senador Gladson Cameli (PP-AC).
ALAGOAS
Deputados
Arthur Lira (PP) – Filho do senador Benedito Lira (PP-AL).
Cícero Almeida (PMDB) – Primo do suplente de vereador em Maceió Nery Almeida.
Givaldo Carimbão (PHS) – Pai do deputado estadual Carimbão Júnior.
JHC (PSB) – Filho do ex-deputado federal João Caldas.
Marx Beltrão (PMDB) – licenciado, é ministro do Turismo. Filho do deputado estadual João Beltrão e irmão da prefeita de Jequiá da Praia, Jeannyne Beltrão. É sobrinho dos prefeitos de Coruripe, Joaquim Beltrão, e Feliz Deserto, Rosiana Beltrão. Seus primos Djalma Beltrão (Piaçabuçu) e Marcius Beltrão (Penedo) também são prefeitos.
Maurício Quintella Lessa (PR) – licenciado, é ministro dos Transportes. Primo do deputado Ronaldo Lessa (PDT-AL), ex-governador de Alagoas, e de Otávio Lessa, conselheiro do TCE-AL.
Nivaldo Albuquerque (PRP) – Filho do deputado estadual Antonio Albuquerque e neto de Nivaldo Ferreira, ex-prefeito de Limoeiro de Anadia.
Pedro Vilela (PSDB) – Neto do ex-senador Teotônio Vilela e sobrinho do governador de Alagoas Teotônio Vilela Filho.
Ronaldo Lessa (PDT) – Primo do deputado federal licenciado Maurício Quintella Lessa (PR-AL), ministro dos Transportes, e irmão do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado Otávio Lessa.

AMAZONAS
Deputados
Alfredo Nascimento (PR) – Irmão do ex-deputado estadual Evilázio Nascimento.
Arthur Virgílio Bisneto (PSDB) – Filho do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB-AM), e neto do ex-senador Artur Virgílio Filho.
Átila Lins (PSD) – Irmão do deputado estadual Belarmino Lins e do ex-deputado federal José Lins de Albuquerque.
Conceição Sampaio (PP) – Irmã da ex-vereadora de Manaus Socorro Sampaio.
Hissa Abrahão (PDT) – Primo do vice-prefeito de Figueiredo (AM), Marcos Abrahão.
Sabino Castelo Branco (PTB) – Pai do vereador de Manaus Reizo Castelo Branco e ex-marido da deputada estadual Vera Lúcia Castelo Branco.
Silas Câmara (PRB) – Casado com a ex-deputada federal Antônia Lúcia Câmara (AC) e pai de Gabriela Câmara, candidata derrotada à Câmara Municipal de Rio Branco.
AMAPÁ
Deputados
André Abdon (PP) – Filho do ex-deputado estadual José Abdon.
Cabuçu Borges (PMDB) – Irmão do ex-senador Gilvan Borges e do ex-deputado federal Geovani Borges.
Janete Capiberibe (PSB) – Casada com o senador João Capiberibe (PSB-AP) e mãe do ex-governador Camilo Capiberibe.
Jozi Araújo (Podemos) – Foi casada com o ex-prefeito de Santana (AP) Rosemiro Rocha.
Marcos Reategui (PSD) – Irmão do deputado estadual Moisés Souza.
Roberto Góes (PDT) – Primo do governador do Amapá, Waldez Góes, é filho da deputada estadual Maria Góes.
Vinicius Gurgel (PR) – Filho da ex-deputada estadual Telma Gurgel, marido da também deputada estadual Luciana Gurgel e cunhado da ex-vereadora de Macapá Aline Gurgel.
BAHIA
Deputados
Alice Portugal (PCdoB) – Filha do ex-vereador de São Sebastião do Passé (BA) Adalício Portugal.
Antônio Brito (PSD) – Filho do vereador Edvaldo Brito, ex-prefeito de Salvador.
Antonio Imbassahy (PSDB) – licenciado, é ministro da Secretaria de Governo. Tio do vereador de Salvador Paulo Câmara (PSDB).
Arthur Oliveira Maia (PPS) – Irmão do ex-prefeito de Bom Jesus da Lapa (BA), Roberto Maia.
Bacelar (Podemos) – Sobrinho do ex-senador Ruy Bacelar e do ex-deputado João Carlos Bacelar, é primo do deputado federal João Carlos Bacelar (PR-BA).
Benito Gama (PTB) – Pai de Taissa Gama, candidata derrotada à Câmara de Salvador e secretária municipal de Políticas para Mulheres.
Cacá Leão (PP) – É filho do vice-governador da Bahia, João Leão.
Cláudio Cajado (DEM) – É casado com a ex-prefeito de Dias D’Ávila (BA) Andréia Xavier Cajado.
Davidson Magalhães (PCdoB) – É viúvo da ex-candidata a vice-prefeita de Itabuna (BA) Conceição Benigno. É cunhado do ex-prefeito de Ilhéus (BA) Jabes Ribeiro.
Elmar Nascimento (DEM) – Irmão do ex-prefeito de Campo Formoso (BA) Elmo Nascimento.
Erivelton Santana (PEN) – Irmão do ex-deputado estadual Eliel Santana.
Félix Mendonça Júnior (PDT) – Filho do ex-deputado Felix de Almeida Mendonça (DEM) e irmão da ex-vereadora de Salvador Andréa Mendonça.
Fernando Torres (PSD) – licenciado do mandato. Filho do ex-deputado estadual e ex-prefeito de Central (BA) Osmar Torres.
João Carlos Bacelar (PR) – Filho do ex-deputado federal João Carlos Bacelar, o Jonga, primo do deputado federal Bacelar (Podemos-BA) e sobrinho do ex-senador Ruy Bacelar.
José Carlos Aleluia (DEM) – Pai de Alexandre Aleluia, vereador de Salvador.
José Carlos Araújo (PR) – Filho do ex-deputado estadual Menandro Minahim.
José Nunes (PSD) – Marido de Fátima Nunes, prefeita de Euclides da Cunha (BA).
José Rocha (PR) – Pai de Manuel Rocha, prefeito de Coribe.
Jutahy Junior (PSDB) – Neto do ex-governador da Bahia Juracy Magalhães e filho do ex-senador Jutahy Borges Magalhães.
Lúcio Vieira Lima (PMDB) – Filho do ex-deputado federal Afrísio Vieira Lima e irmão do ex-deputado federal Geddel Vieira Lima. É sobrinho do ex-deputado estadual Jayme Vieira Lima.
Mário Negromonte Jr. (PP) – Filho do ex-deputado federal Mário Negromonte e da ex-prefeita de Glória (BA) Vilma Negromonte. O avô do deputado, Dionízio Pereira, também foi prefeito do município. É sobrinho do ex-prefeito de Paulo Afonso (BA) Adauto Pereira.
Pastor Luciano Braga (PRB) – Marido de Cátia Rodrigues, vereadora de Salvador.
Paulo Azi (DEM) – Filho do ex-deputado federal Jairo Azi e sobrinho do ex-deputado estadual José da Silva Azi.
Paulo Magalhães (PSD) – Filho do ex-deputado federal Ângelo Magalhães, é sobrinho do ex-senador e ex-governador Antônio Carlos Magalhães. É pai do vereador de Salvador Paulo Magalhães Júnior, primo do ex-presidente da Câmara Luis Eduardo Magalhães, do ex-senador ACM Junior e do prefeito de Salvador ACM Neto. É neto do ex-deputado federal Francisco Peixoto de Magalhães Neto.
Roberto Britto (PP) – Foi casado com a ex-prefeita de Jequié (BA) Tânia Brito.
Ronaldo Carletto (PP) – Filho dos ex-prefeitos de Itamaraju (BA) Tassizo Carletto e Marizete Carletto.
Sérgio Brito (PSD) – Filho do ex-deputado federal Henrique Brito Filho e irmão do ex-prefeito de Itororó Marco Brito.
Uldurico Junior (PV) – Filho do ex-deputado federal Uldurico Pinto, neto do ex-deputado federal paranaense José Alencar Furtado e sobrinho do também ex-deputado Heitor Alencar Furtado. Seus tios Adalberto Alves Pinto, Francistônio Alves Pinto e José Ubaldino Alves Pinto foram prefeitos, respectivamente, de Medeiros Neto, Teixeira de Freitas e Porto Seguro.
CEARÁ
Deputados
Adail Carneiro (PP) – Pai de Caio Carneiro (PP), suplente de vereador em Fortaleza.
Aníbal Gomes (PMDB) – Irmão do deputado estadual Manuel Duca e marido da ex-vice-prefeita de Acaraú (CE) Rossana Borborema. É ainda primo dos ex-governadores Cid e Ciro Gomes e do deputado estadual Ivo Gomes.
Ariosto Holanda (PDT) – Primo do vereador de Limoeiro Chico Holanda (PDT) e sobrinho do ex-prefeito da cidade Antônio Holanda.
Danilo Forte (PSB) – Irmão do ex-vice-prefeito de São Gonçalo do Amarante (CE) Avelino Forte e do ex-vereador de Tejuçuoca (CE) Dimas Bastos Forte.
Domingos Neto (PSD) – Filho do ex-vice-governador Domingos Filho e da ex-prefeita de Tauá (CE) Patrícia Aguiar.
Genecias Noronha (SD) – Irmão do prefeito de Parambu (CE), Filho Noronha, e primo do prefeito de Caucaia (CE), Naumi Amorim. É primo do deputado estadual Joaquim Noronha e sobrinho do também ex-deputado estadual Joaquim Noronha.
José Airton Cirilo (PT) – Irmão do ex-prefeito de Icapuí (CE) José Edilson da Silva, genro da ex-prefeita de Pentecoste (CE) Ivoneide Moura. É tio do ex-vice-prefeito de Icapuí Heverton Costa Silva.
José Guimarães (PT) – Irmão do ex-deputado federal José Genoino (PT-SP).
Leônidas Cristino (PDT) – Irmão do ex-prefeito de Coreaú Chico Antonio e cunhado da ex-prefeita do município Erika Cristino.
Luizziane Lins (PT) – Foi casada com o ex-deputado federal Sérgio Novais, irmão da ex-deputada estadual Eliane Novais. A mãe de Luizziane, Luiza Lins, foi candidata a vereadora em Fortaleza.
Moses Rodrigues (PMDB) – Filho do presidente do PMDB em Sobral (CE) Oscar Rodrigues Jr.
Odorico Monteiro (Pros) – Primo do prefeito de Catarina (CE), Thiago Paes de Andrade.
Paulo Henrique Lustosa (PP) – É filho do ex-deputado federal Paulo Lustosa.
Raimundo Gomes de Matos (PSDB) – Pai do ex-vereador Pedro Matos, de Fortaleza.
Vaidon Oliveira (DEM) – Pai de Allyson Vaidon, candidato derrotado a vereador em Fortaleza.
Vicente Arruda (PDT) – licenciado do mandato. Irmão do ex-deputado federal Esmerino Arruda e do ex-prefeito de Granja (CE) Eliezer Oliveira Arruda Coelho. Sua cunhada, Carmen Arruda, também foi prefeita do município. É tio do ex-deputado federal Zé Gerardo e do deputado estadual Gonny Arruda. É tio-avô do suplente de deputado Zé Gerardo e da vice-prefeita de Caucaia (CE) Lívia Arruda. É primo do ex-senador Edgar Cavalcante Arruda.
DISTRITO FEDERAL
Deputado
Ronaldo Fonseca (Pros) – É irmão do ex-prefeito de Itaporã (MS) Rivalmir Fonseca de Souza.
ESPÍRITO SANTO
Deputados
Norma Ayub (DEM) – É casada com o deputado estadual Theodorico Ferraço e madrasta do senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES).
Sergio Vidigal (PDT) – É casado com a ex-deputada federal Sueli Vidigal.Lelo Coimbra PMDB ES É irmão do ex-vereador de Vitória José Coimbra.
Marcus Vicente (PP) – É marido da ex-prefeita de Ibiraçu (ES) Naciene Vicente.
GOIÁS
Deputados
Alexandre Baldy (Podemos) – É irmão de Joel Braga Filho, ex-secretário de Ciência e Tecnologia de Goiás e ex-suplente de deputado estadual.
Daniel Vilela (PMDB) – Filho do ex-governador, ex-senador e ex-prefeito de Aparecida de Goiânia (GO) Maguito Vilela, e primo do ex-deputado federal Leandro Vilela.
Flávia Morais (PDT) – É casada com o ex-prefeito de Santa Bárbara de Goiás e Trindade (GO) George Morais.
Heuler Cruvinel (PSD) – Tio de Luiz Cruvinel, candidato derrotado a vereador em Goiânia, e ex-marido da candidata derrotada a deputada federal Nayara Barcelos.
Jovair Arantes (PTB) – Pai do deputado estadual Henrique Arantes.
Lucas Vergílio (SD) – Filho do ex-deputado federal Armando Vergílio.
Marcos Abrão (PPS) – Sobrinho da senadora Lúcia Vânia (GO) e do ex-senador Moisés Abrão (TO) e primo do ex-deputado federal Pedrinho Abrão.
Roberto Balestra (PP) – Filho do ex-prefeito de Inhumas Nelo Egídio Balestra.
Rubens Otoni (PT) – Irmão do ex-prefeito de Anápolis (GO) Antônio Gomide.
Thiago Peixoto (PSD) – Neto do ex-deputado federal Peixoto da Silveira e filho do ex-ministro do Meio Ambiente Flávio Peixoto.

MARANHÃO
Deputados
Alberto Filho (PMDB) – Filho do ex-prefeito de Bacabal (MA) José Alberto e sobrinho da ex-vereadora do município Doralice Veloso.
André Fufuca (PP) – Filho de Francisco Dantas Ribeiro, conhecido como “Fufuca Dantas”, ex-deputado estadual.
Cleber Verde (PRB) – É irmão do deputado estadual Junior Verde.
Deoclides Macedo (PDT) – Irmão da deputada estadual Valéria Macedo.
Hildo Rocha (PMDB) – É irmão e cunhado, respectivamente, dos ex-vereadores de Matões do Norte (MA) Joni Rocha e Kênia Rocha. Seu tio Hilton Amorim Rocha foi prefeito do município. Casado com Mirian Rocha, ex-candidata a prefeita de Cantanhede (MA).
João Marcelo Souza (PMDB) – É filho do senador João Alberto (PMDB-MA).
José Reinaldo (PSB) – Tio do ex-deputado estadual Marcelo Tavares e do prefeito de São João Batista (MA), Eduardo Dominici. Foi casado com Alexandra Tavares, que disputou a eleição para deputada federal.
Júnior Marreca (PEN) – Pai do candidato derrotado à prefeitura de Itapecuru Mirim (MA) Neto Marreca.
Juscelino Filho (DEM) – Filho do ex-prefeito de Vitorino Freire (MA) Juscelino Rezende. É sobrinho do deputado estadual Stênio Rezende e da prefeita de Santa Inês (MA) Vianey Bringel.
Luana Costa (PSB) – Casada com o ex-deputado federal Dr. Ribamar Alves, prefeito de Santa Inês
Pedro Fernandes (PTB) – Irmão do deputado estadual Manuel Ribeiro.
Rubens Pereira Júnior (PCdoB) – Filho do ex-deputado estadual Rubens Pereira e da ex-prefeita de Matões (MA) Suely Torres e Silva.
Sarney Filho (PV) – licenciado, é ministro do Meio Ambiente
Filho do ex-presidente José Sarney, é pai do deputado estadual Adriano Sarney e irmão da ex-governadora Roseana Sarney. É primo do ex-prefeito de Pinheiro (MA) Filuca Mendes e do deputado federal Victor Mendes (PSD-MA).
Victor Mendes (PSD) – É filho do ex-prefeito de Pinheiro (MA) Filuca Mendes, sobrinho do ex-presidente José Sarney e primo da ex-governadora Roseana Sarney e do deputado licenciado Sarney Filho, ministro do Meio Ambiente. É primo do deputado estadual Adriano Sarney.

MINAS GERAIS

Deputados
Ademir Camilo (Podemos) – Marido de Maria Inês, candidata a suplente ao Senado na chapa de Josué Alencar em 2014.
Bilac Pinto (PR) – Filho do ex-deputado federal Francisco Bilac Moreira Pinto e neto do ex-presidente da Câmara Olavo Bilac Pinto, que foi embaixador e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).
Bonifácio de Andrada (PSDB) – Representa a quinta geração de parlamentares da família Andrada. É filho do ex-deputado federal José Bonifácio Lafayette, pai do deputado estadual Lafayette de Andrada, do ex-deputado estadual Antonio Carlos Andrada, do ex-prefeito de Barbacena Martim Andrada e do ex-vereador José Bonifácio Borges Andrada. É avô do vereador de Belo Horizonte Doorgal Andrada. É irmão do ex-deputado estadual José Bonifácio Filho e sobrinho-neto do ex-governador Antônio Carlos Ribeiro de Andrada. Seu avô, o diplomata José Bonifácio de Andrada e Silva, era sobrinho-neto de José Bonifácio de Andrada e Silva, o Patriarca da Independência do Brasil.
Brunny (PR) – É casada com o ex-deputado estadual Hélio Gomes (MG).
Caio Narcio (PSDB-MG) – É filho do ex-deputado federal Narcio Rodrigues.
Carlos Melles (DEM) – Marido da ex-prefeita de São Sebastião do Paraíso (MG) Marilda Petrus Melles.
Dâmina Pereira (PSL) – É casada com o ex-prefeito de Lavras (MG) Carlos Alberto Pereira.
Diego Andrade (PSD) – É sobrinho do ex-senador Clésio Andrade. Seu tio Oscar Andrade foi deputado federal por Rondônia, e seu avô Oscar Soares de Andrade foi prefeito de Juatuba (RO).
Dimas Fabiano (PP) – Filho do ex-diretor de Furnas Dimas Toledo.
Fábio Ramalho (PMDB) – Irmão da ex-prefeita de Malacacheta (MG) Maria Ivone Ramalho.
Gabriel Guimarães (PT) – Filho do ex-deputado federal Virgílio Guimarães, neto do ex-prefeito de Curvelo (MG) Evaristo de Paula e sobrinho-neto do ex-deputado federal João Herculano.
Jaime Martins (PSD) – Filho do ex-deputado estadual Jaime Martins e da ex-vice-prefeita de Divinópolis (MG) Maria Martins. É neto do ex-prefeito de Nova Serrana (MG) Benjamim Martins do Espírito Santo.
Júlio Delgado (PSB) – Filho do ex-prefeito de Juiz de Fora (MG) Tarcísio Delgado.
Leonardo Quintão (PMDB) – Filho do prefeito de Ipatinga (MG) Sebastião Quintão.
Lincoln Portela (PRB) – É pai do deputado estadual Léo Portela.
Luis Tibé (PTdoB) – Filho de Tibelindo Soares, ex-presidente e fundador do PTdoB.
Marcelo Álvaro Antônio (PR) – Filho do ex-deputado estadual Álvaro Antônio Teixeira Dias.
Marcus Pestana (PSDB) – Filho do ex-prefeito de Juiz de Fora (MG) Agostinho Pestana.
Mário Heringer (PDT) – licenciado do mandato. Primo do ex-prefeito de Manhuaçu (MG) Nailton Heringer.
Mauro Lopes (PMDB) – Pai do deputado estadual Adalclever Lopes.
Misael Varella (DEM) – Filho do ex-deputado federal Lael Varella.
Newton Cardoso Jr. (PMDB) – Filho do ex-governador Newton Cardoso e da ex-deputada federal Maria Lúcia Cardoso.
Patrus Ananias (PT) – Pai de Pedro Patrus, vereador de Belo Horizonte.
Paulo Abi-Ackel (PSDB) – Filho do ex-deputado federal Ibrahim Abi-Ackel.
Raquel Muniz (PSD) – Casada com o ex-prefeito de Montes Claros (MG) Ruy Muniz.
Reginaldo Lopes (PT) – Marido de Cristina Lopes, ex-vice-prefeita de São João del Rei.
Renzo Braz (PP) – Neto do ex-prefeito de Muriaé José Braz e sobrinho do deputado estadual Braulio Braz.
Rodrigo de Castro (PSDB) – Filho do ex-deputado federal Danilo de Castro.
Stefano Aguiar (PSD) – Sobrinho do ex-deputado federal Mário de Oliveira e do deputado estadual Antônio Genaro e primo do deputado estadual Leandro Genaro.
Toninho Pinheiro (PP) – Irmão do deputado estadual Dinis Pinheiro e da deputada estadual Ione Pinheiro. O pai deles, Tonico Pinheiro, foi prefeito de Ibirité (MG).
Weliton Prado (PMB) – Irmão do deputado estadual Elismar Prado, da ex-deputada estadual Liza Prado, do vereador de Uberlândia (MG) Ismar Prado e do ex-vereador Gilmar Prado. Paulo Prado, sobrinho do deputado, foi vereador em Contagem.
MATO GROSSO DO SUL
Deputados
Mandetta (DEM) – Sobrinho do ex-deputado federal Nelson Trad. Primo do ex-prefeito de Campo Grande Nelsinho Trad, do ex-deputado federal Fábio Trad, do deputado estadual Marquinhos Trad e dos vereadores de Campo Grande Otávio Trad e Paulo Siufi.
Márcio Monteiro (PSDB) – licenciado. Primo da ex-senadora Marisa Serrano.
Tereza Cristina (PSB) – Bisneta de Pedro Celestino Corrêa da Costa e neta de Fernando Corrêa da Costa, ex-governadores de Mato Grosso.
Vander Loubet (PT) – Sobrinho do deputado federal Zeca do PT, ex-governador de Mato Grosso do Sul, e do ex-prefeito de Porto Murtinho (MS) Heitor Miranda. É primo do senador Waldemir Moka (PMDB-MS).
Zeca do PT (MS) – Tio do deputado federal Vander Loubet (PT-MS), irmão do ex-prefeito de Porto Murtinho Heitor Murtinho e primo do senador Waldemir Moka (PMDB-MS). É casado com Gilda dos Santos, que era suplente em chapa derrotada ao Senado em 2010.
MATO GROSSO
Deputados
Adilton Sachetti (PSB) – Tio da vereadora de Sapezal (MT) Bárbara Sachetti.
Carlos Bezerra (PMDB) – Casado com a ex-deputada federal Teté Bezerra.
Fábio Garcia (PSB) – Neto do ex-governador Garcia Neto e sobrinho do ex-prefeito de Cuiabá Rodrigues Palma, suplente de senador.
Nilson Leitão (PSDB) – Casado com Renata Leitão, candidata derrotada a vice-prefeita de Sinop (MT).
Ságuas Moraes (PT) – Marido da ex-vice-prefeita de Juína (MT) Josi Moraes.
Valtenir Pereira (PMDB) – Irmão de Valdenir Pereira, candidato a vereador em Rondonópolis (MT).
PARÁ
Deputados
Beto Salame (PP) – Irmão do prefeito de Marabá (PA) e ex-deputado estadual João Salame.
Delegado Éder Mauro (PSD) – Casado com Alessandra Sá, que foi candidata a vice-prefeita de Ananindeua (PA).
Elcione Barbalho (PMDB) – Foi casada com o senador Jader Barbalho. É mãe do ex-prefeito de Ananindeua Helder Barbalho, ministro da Integração Nacional.
Francisco Chapadinha (Podemos) – É irmão do deputado estadual Hilton Aguiar (PA).
Joaquim Passarinho (PSD) – Sobrinho-neto do ex-governador Jarbas Passarinho e sobrinho do ex-deputado estadual Ronaldo Passarinho.
José Priante (PMDB) – Primo do senador Jader Barbalho (PMDB-PA) e do ministro Helder Barbalho, ex-prefeito de Ananindeua (PA).
Josué Bengtson (PTB) – Pai do vereador de Belém Paulo Bengtson.
Júlia Marinho (PSC) – É casada com o vice-governador do Pará Zequinha Marinho.
Lúcio Vale (PR) – É filho do ex-deputado federal Anivaldo Vale.
Simone Morgado (PMDB) – Casada com o senador Jader Barbalho (PMDB-PA), é madrasta do ex-prefeito de Ananindeua Helder Barbalho, ministro da Integração Nacional.

PARAÍBA

Deputados
Aguinaldo Ribeiro (PP) – Filho do ex-deputado federal Enivaldo Ribeiro, hoje vice-prefeito de Campina Grande (PB), e da ex-prefeita de Pilar (PB) Virgínia Velloso. Neto do ex-deputado estadual Aguinaldo Veloso Borges, é irmão da deputada estadual Daniella Ribeiro e tio de Lucas Ribeiro, vereador em Campina Grande (PB).
André Amaral (PMDB) – Sobrinho do ex-prefeito do Conde (PB) Aluizio Regis.
Benjamin Maranhão (SD) – Sobrinho do senador José Maranhão (PMDB-PB). Filho da ex-prefeita de Araruna (PB) Wilma Maranhão e irmão da suplente de deputada estadual Olenka Maranhão.
Damião Feliciano (PDT) – Marido da vice-governadora da Paraíba, Lígia Feliciano.
Efraim Filho (DEM) – Filho do ex-senador Efraim Morais e neto dos ex-deputados estaduais João Feitosa e Inácio Bento de Morais. Primo do ex-deputado estadual Ademir Morais do ex-vice-prefeito de São Mamede (PB) Neto Morais.
Hugo Motta (PMDB) – Filho do ex-prefeito de Patos (PB) Nabor Wanderley Filho, neto dos também ex-prefeitos do município Francisca Motta e Nabor Wanderley e do ex-deputado federal Edivaldo Motta.
Pedro Cunha Lima (PSDB) – Filho do senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), é neto do ex-governador e ex-senador Ronaldo Cunha Lima e sobrinho-neto do ex-senador Ivandro Cunha Lima. É primo do prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, e dos deputados estaduais Bruno Cunha Lima e Arthur Cunha Lima Lima.
Rômulo Gouveia (PSD) – É casado com a ex-deputada estadual Eva Gouveia.
Veneziano Vital do Rêgo (PMDB) – É representante de uma das famílias mais tradicionais da política paraibana. Filho dos ex-deputados federais Vital do Rêgo e Nilda Gondim, é irmão do ex-senador Vital do Rêgo Filho, hoje ministro do Tribunal de Contas da União. É neto do ex-governador Pedro Gondim e do ex-deputado estadual Major Veneziano (PE) e sobrinho-neto do ex-governador e ex-senador paraibano Argemiro de Figueiredo. É primo do ex-senador Domício Gondim Barreto.
Wellington Roberto (PR) – É pai do deputado estadual Caio Roberto.
Wilson Filho (PTB) – É filho do ex-senador José Wilson Santiago e irmão de William Santiago, que também disputou a eleição para deputado federal em 2014.
PERNAMBUCO
Deputados
Adalberto Cavalcanti (PTB) – Marido da ex-prefeita de Afrânio (PE) Lúcia Mariano e filho da ex-vice-prefeita Maria Coelho Cavalcanti Rodrigues. Primo do ex-prefeito do município Carlinhos Cavalcanti.
Augusto Coutinho (SD) – Pai do vereador de Recife Rodrigo Coutinho. É genro do ex-deputado José Mendonça e cunhado do ministro da Educação, o deputado licenciado Mendonça Filho (DEM).
Betinho Gomes (PSDB) – Filho do ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho (PE) Elias Gomes.
Bruno Araújo (PSDB) – licenciado, é ministro das Cidades
Filho do ex-deputado estadual Eduardo Araújo.
Carlos Eduardo Cadoca (PDT) – Casado com Berenice Andrade Lima, candidata derrotada à Câmara de Recife, e genro do ex-deputado estadual Zito de Andrade Lima.
Daniel Coelho (PSDB) – Filho do ex-deputado estadual João Ramos Coelho.
Danilo Cabral (PSB) – Filho do ex-deputado estadual Adalberto Farias, ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE).
Eduardo da Fonte (PP) – Ex-genro do ex-senador Carlos Wilson.
Felipe Carreras (PSB) – licenciado do mandato
É irmão do vereador de Recife Augusto Carreras (PSB).
Fernando Coelho Filho (PSB) – licenciado, é ministro de Minas e Energia
Filho do senador Fernando Bezerra Coelho Filho (PSB-PE) e irmão do prefeito de Petrolina, Miguel Coelho. É sobrinho-neto do ex-governador de Pernambuco Nilo Coelho e do ex-deputado Osvaldo Coelho. É sobrinho do ex-deputado Clementino Coelho e primo do deputado federal Guilherme Coelho (PSDB-PE).
Fernando Monteiro (PP) – Sobrinho do ex-deputado e ministro do TCU José Múcio Monteiro e primo do senador Armando Monteiro (PTB-PE)
Gonzaga Patriota (PSB) – Irmão do ex-vereador de Salgueiro (PE) Alvinho Patriota, primo dos prefeitos de Afogados da Ingazeira (PE), José Patriota, e de Carnaíba (PE) Anchieta Patriota.
Guilherme Coelho (PSDB) – Filho do ex-deputado federal Osvaldo Coelho e primo do senador Fernando Bezerra Coelho e do ministro Fernando Bezerra Filho, ministro de Minas e Energia.
Jarbas Vasconcelos (PMDB) – Neto de Francisco de Andrade Lima, ex-deputado estadual e ex-prefeito de Nazaré da Mata (PE), cunhado do ex-deputado João Negromonte e tio do deputado estadual Gustavo Negromonte.
João Fernando Coutinho (PSB) – Filho do prefeito de Água Preta (PE), Eduardo Coutinho (PSB-PE).
Kaio Maniçoba (PMDB) – Filho da ex-prefeita de Floresta (PE) Rorró Maniçoba (PSB-PE).
Luciana Santos (PCdoB) – Casada com o deputado estadual Waldemar Borges.
Mendonça Filho (DEM) – licenciado, é ministro da Educação
Filho do ex-deputado federal José Mendonça, é tio do vereador de Recife Rodrigo Coutinho e cunhado do deputado federal Augusto Coutinho (SE-PE).
Ricardo Teobaldo (Podemos) – Neto de Artur Guerra Cavalcanti, sobrinho de João de Moura Cavalcanti e irmão de José Arthur, ex-prefeitos de Bom Jardim. Também é irmão do deputado estadual José Humberto Cavalcanti e sobrinho de Lívio Teobaldo e João Teobaldo, ex-prefeitos de Limoeiro e Buenos Aires, respectivamente. Thiago Cavalcanti, seu sobrinho, também comandou Limoneiro.
Sebastião Oliveira (PR) – licenciado do mandato
É primo do ex-deputado e ex-presidente da Câmara Inocêncio de Oliveira e de Victor Oliveira, neto de Inocêncio, que foi candidato a prefeito de Serra Talhada.
Severino Ninho (PSB) – Irmão do vereador de Igarassu José de Souza Silva.
Silvio Costa (PTdoB) – Pai do deputado estadual Silvio Costa Filho.
Tadeu Alencar (PSB) – Primo do ex-governador Eduardo Campos.
Wolney Queiroz (PDT) – Filho do ex-deputado estadual José Queiroz.
Zeca Cavalcanti (PTB) – Irmão do deputado estadual Julio Cavalcanti.
PIAUÍ
Deputados
Átila Lira (PSB) – Irmão da ex-prefeita de São Miguel do Tapuio (PI).
Heráclito Fortes (PSB) – Neto do ex-deputado estadual (PI) Heráclito Araripe de Sousa.
Iracema Portella (PP) – É casada com o senador Ciro Nogueira e nora do ex-deputado Ciro Nogueira. É filha da ex-deputada federal Myriam Portella e do ex-governador Lucídio Portella. É sobrinha do ex-presidente do Senado e ex-governador Petrônio Portella. Eustáquio Portella, avô dela, foi prefeito de Valença do Piauí.
Júlio Cesar (PSD) – Irmão do ex-prefeito de Guadalupe (PI) Georgiano Lima e pai do deputado estadual Georgiano Neto.
Maia Filho (PP) – Filho do ex-suplente de senador José de Andrade Maia, ex-prefeito de Itainópolis e Vera Mendes. Sobrinho do ex-prefeito de Itainópolis Raimundo Maia e primo do suplente de deputado Tadeu Maia.
Marcelo Castro (PMDB) – Filho do ex-deputado estadual José de Castro.
Paes Landim (PTB) – É de uma das famílias mais tradicionais da política do Piauí. Filho do ex-deputado estadual Francisco Antônio Paes Landim Neto e irmão dos ex-deputados estaduais Paulo Henrique Paes Landim, Luiz Gonzaga Paes Landim e Amparo Paes Landim.
Rejane Dias (PT) – licenciado do mandato
É casada com o governador do Piauí, Wellington Dias (PT).
Rodrigo Martins (PSB-PI) – Sobrinho do ex-governador Wilson Martins.
Silas Freire (PR) – Casado com Káritha Leal, ex-candidata a vice-prefeita de Floriano.
PARANÁ
Deputados
Delegado Francischini (SD) – Pai do deputado estadual Felipe Francischini.
Dilceu Sperafico (PP) – Irmão do ex-deputado federal Dilso Sperafico (MS).
Enio Verri (PT) – Irmão do vereador de Maringá (PR) Mário Verri.
Giacobo (PR) – Primo do ex-vereador de Laranjeiras do Sul (PR) Daniel Giacobo.
Hermes Parcianello (PMDB) – Irmão de Walter Parcianello, candidato derrotado à prefeitura de Cascavel.
João Arruda (PMDB) – Sobrinho do senador Roberto Requião e do ex-deputado federal Maurício Requião. É neto do ex-prefeito de Curitiba Wallace Thadeu de Mello e Silva e primo do deputado estadual Requião Filho.
Luiz Carlos Hauly (PSDB) – Pai do suplente de deputado estadual Luiz Hauly.
Nelson Padovani (PSDB) – Pai do ex-vereador de Cascavel (PR) Nelsinho Padovani.
Reinhold Stephanes (PSD) – Pai do deputado estadual Reinhold Stephanes.
Ricardo Barros (PP) – licenciado, é ministro da Saúde
Marido da vice-governadora do Paraná, Cida Borghetti, e pai da deputada estadual Maria Victoria. Seu pai, Silvio Magalhães Barros, e seu irmão, Silvio Barros, foram prefeitos de Maringá. É cunhado do ex-vereador de Curitiba Juliano Borghetti.
Rossoni (PSDB) – licenciado do mandato
Pai do ex-prefeito de Bituruna (SP) Rodrigo Rossoni.
Rubens Bueno (PPS) – Pai da deputada Renata Bueno, do Parlamento Italiano, ex-vereadora de Curitiba.
Sandro Alex (PSD) – Irmão do prefeito de Ponta Grossa (PR), Marcelo Rangel.
Toninho Wandscheer (Pros) – Pai do ex-vereador de Fazenda Rio Grande (PR) Alisson Wandscheer, suplente de deputado estadual.
Zeca Dirceu (PT) – Filho do ex-ministro e ex-deputado José Dirceu.

RIO DE JANEIRO
Deputados
Alexandre Serfiotis (PMDB) – É filho do prefeito de Porto Real, Jorge Serfiotis.
Altineu Côrtes (PMDB) – Neto do ex-deputado estadual Altineu Cortes Pires e sobrinho do ex-deputado federal José Carlos Coutinho.
Áureo (SD) – É primo do deputado estadual Jorge Moreira Theodoro (PMDB-RJ).
Celso Jacob (PMDB) – Pai de Celso Jacob Filho, suplente de vereador em Três Rios
Clarissa Garotinho (PRB) – É filha dos ex-governadores do Rio de Janeiro Anthony Garotinho e Rosinha Garotinho. É sobrinha de Nelson Nahin (PMDB-RJ), que exerceu mandato na Câmara na condição de suplente.
Cristiane Brasil (PTB) – É filha do ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB-RJ).
Ezequiel Teixeira (Podemos) – Casada com a ex-vereadora do Rio Pastora Márcia Teixeira.
Felipe Bornier (Pros) – Filho do ex-prefeito de Nova Iguaçu (RJ) Nelson Bornier, ex-deputado federal.
Francisco Floriano (DEM) – Pai do suplente de vereador do Rio Matheus Floriano.
Glauber Braga (Psol) – É filho da ex-prefeita de Nova Friburgo (RJ) Saudade Braga (PSB).
Índio da Costa (PSD) – É neto do ex-deputado Ubirajara Índio da Costa (RS).
Jair Bolsonaro (PSC) – É pai do deputado federal Eduardo Bolsonaro (SP), do deputado estadual Flávio Bolsonaro e do vereador do Rio Carlos Bolsonaro.
Laura Carneiro (PMDB) – É filha do ex-presidente do Senado Nelson Carneiro.
Leonardo Picciani (PMDB) – Filho do deputado estadual Jorge Picciani, é irmão do deputado estadual Rafael Picciani.
Luiz Carlos Ramos (Podemos) – Pai do vereador do Rio Luiz Carlos Ramos Filho.
Marcelo Delaroli (PR) – Filho do ex-vereador de Maricá (RJ) José Delaroli.
Marcelo Matos (PHS) – É irmão do ex-prefeito de São João de Meriti (RJ) Sandro Matos.
Marco Antônio Cabral (PMDB) – É filho do ex-senador e ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral, sobrinho-neto do ex-presidente Tancredo Neves e primo do senador Aécio Neves (MG) e do vice-governador do Rio de Janeiro, Francisco Dornelles.
Marcos Soares (DEM) – É irmão do deputado estadual Filipe Soares, primo do prefeito do Rio Marcelo Crivella e sobrinho da ex-deputada federal Edna Bezerra.
Otavio Leite (PSDB) – Filho do ex-deputado estadual (SE) Fernando Prado Leite e neto do ex-senador Júlio César Leite (SE).
Rodrigo Maia (DEM) – O presidente da Câmara é filho do ex-prefeito do Rio César Maia, descendente de uma tradicional família política da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Os dois são primos do senador José Agripino Maia (DEM-RN) e do deputado Felipe Maia (DEM-RN). É sobrinho-neto do ex-governador do Rio Grande Tarcísio Maia e sobrinho-neto do ex-governador da Paraíba João Agripino Filho. É parente da deputada federal Zenaide Maia, do ex-deputado João Maia e do deputado distrital Agaciel Maia, entre outros políticos.
Simão Sessim (PP) – É pai de Sérgio Sessim (PP), ex-prefeito de Nilópolis
Soraya Santos (PMDB) – É mulher do ex-deputado federal Alexandre Santos.
RIO GRANDE DO NORTE

Deputados
Antônio Jácome (Podemos) – Pai do vereador de Natal Jacó Jácome (PMN-RN), eleito deputado estadual nas eleições deste ano.
Beto Rosado (PP) – Representante de uma tradicional família de políticos do Rio Grande do Norte, é filho do ex-deputado federal Betinho Rosado, neto do ex-governador Dix-Sept Rosado, bisneto de Jerônimo Rosado, ex-intendente de Mossoró e sobrinho do ex-deputado estadual Carlos Augusto Rosado. É primo da ex-deputada Sandra Rosado, entre outros.
Fábio Faria (PSD) – É filho do governador do Rio Grande do Norte Robinson Faria.
Felipe Maia (DEM) – Filho do senador José Agripino Maia (DEM-RN), neto do ex-governador do Rio Grande do Norte Tarcísio Maia e sobrinho-neto do ex-governador da Paraíba João Agripino Filho. É primo do ex-prefeito do Rio César Maia e do deputado Rodrigo Maia. É parente da deputada federal Zenaide Maia, do ex-deputado João Maia e do deputado distrital Agaciel Maia, entre outros políticos.
Rafael Motta (PSB) – É neto do ex-deputado Clovis Motta e filho do deputado estadual Ricardo Motta.
Rogério Marinho (PSDB) – Neto do ex-deputado federal Djalma Marinho e filho de Valério Marinho, suplente do senador José Agripino Maia (DEM-RN).
Walter Alves (PMDB) – Seu pai, Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), é senador, mandato que já foi exercido por seu avô, Garibaldi Alves. É primo do ex-presidente da Câmara Henrique Eduardo Alves, do prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, e sobrinho-neto do ex-governador Aluizio Alves e do ex-prefeito da capital do estado Agnelo Alves.
Zenaide Maia (PR) – É casada com o ex-prefeito de São Gonçalo do Amarante Jaime Calado, irmã do ex-prefeito de Jardim de Piranhas Galbê Maia, do ex-deputado federal João Maia e do deputado distrital Agaciel Maia. É parente do senador José Agripino Maia (DEM-RN), do ex-prefeito do Rio César Maia e dos deputados Felipe Maia (DEM-RN) e Rodrigo Maia (DEM-RJ).
RONDÔNIA
Deputados
Expedito Netto (PSD) – Filho do ex-senador Expedito Júnior.
Lindomar Garçon (PRB) – Sobrinho do ex-prefeito de Candeias do Jamari (RO) Dinho Souza.
Mariana Carvalho (PSDB) – Filha do ex-deputado federal Aparício Carvalho.
Marinha Raupp (PMDB) – Casada com o senador Valdir Raupp (PMDB-RO). Ademar Raupp, seu cunhado, é suplente de deputado estadual.
Nilton Capixaba (PTB) – Irmão do ex-candidato a deputado estadual Marcos Capixaba.
RORAIMA
Deputados
Edio Lopes (PR) – Casado com a prefeita de Mucajaí (RR), Eronildes Aparecida Gonçalves, e pai do ex-prefeito do município Elton Lopes.
Jhonatan de Jesus (PRB) – Filho do deputado estadual Mecias de Jesus.
Shéridan (PSDB) – Foi casada com o ex-governador de Roraima José de Anchieta Júnior.
RIO GRANDE DO SUL
Deputados
Afonso Motta (PDT) – Filho de Cassiano Pahim da Motta, ex-prefeito de Alegrete, e sobrinho do ex-deputado estadual Leocádio Antunes.
Cajar Nardes (PR) – Irmão do ministro do TCU Augusto Nardes, ex-deputado federal.
Covatti Filho (PP) – É filho do ex-deputado federal Vilson Covatti e da deputada estadual Silvana Covatti.
Darcísio Perondi (PMDB) – Irmão do ex-deputado federal Emídio Perondi, que foi prefeito de Ijuí (RS).
Giovani Cherini (PR) – Filho do vice-prefeito de Mormaço (RS), Irani Mussi.
José Otávio Germano (PP) – Filho do ex-deputado Otávio Germano e primo de Farid Germano, candidato derrotado a vereador em Porto Alegre.
Márcio Biolchi (PMDB) – licenciado do mandato
Filho do ex-deputado federal Osvaldo Biolchi.
Marcon (PT) – Pai do vereador de Nova Santa Rita (RS) Mateus Marcon e irmão do vereador de Rondinha (RS) Dilhermando Marcon.
Pompeo de Mattos (PDT) – Tio de Sueme Pompeo de Mattos, que concorreu duas vezes a vereadora em Cachoeirinha (RS).
Renato Molling (PP) – Marido da prefeita de Sapiranga (RS) Corinha Molling.
Sérgio Moraes (PTB) – Ex-marido da vereadora Kelly Moraes, ex-prefeita de Santa Cruz do Sul, e pai do deputado estadual Marcelo Moraes.

SANTA CATARINA
Deputados
Celso Maldaner (PMDB) – Irmão do ex-senador e ex-vice-governador Casildo Maldaner.
Cesar Souza (PSD) – Pai do ex-prefeito de Florianópolis Cesar Souza Junior.
Décio Lima (PT) – Casado com a deputada estadual Ana Paula Lima (PT).
Esperidião Amin (PP) – Marido da ex-prefeita de Florianópolis Ângela Amin e pai do deputado estadual João Amin.
Geovania de Sá (PSDB) – Filha do ex-vereador de Criciúma (SC) Itaci de Sá, é casada com Senair Rodrigues, ex-candidato a vereador.
João Paulo Kleinübing (PSD) – Filho do ex-senador Vilson Pedro Kleinübing.
Jorginho Mello (PR) – Pai do secretário estadual Filipe Mello.
Valdir Colatto (PMDB) – Irmão do ex-vereador de Xanxerê (SC) Carlos Colatto.
SERGIPE
Deputados
Adelson Barreto (PR) – Tio de Adelson Barreto Filho, vereador afastado de Aracaju e suplente de deputado estadual.
André Moura (PSC) – Marido de Lara Moura, prefeita de Japaratuba, é filho dos ex-deputados estaduais Reinaldo Moura e Lila Moura.
Fábio Mitidieri (PSD) – Filho do deputado estadual Luiz Mitidieri.
Fábio Reis (PMDB) – Filho do ex-deputado federal Jerônimo Reis e sobrinho da deputada estadual Goretti Reis. Neto do ex-prefeito de Lagarto (SE) Arthur Reis, é irmão do ex-deputado federal Sérgio Reis.
Valadares Filho (PSB) – Filho do senador Antônio Carlos Valadares, neto da ex-prefeita de Simão Dias (SE) Josefa Matos Valadares e do ex-deputado estadual Pedro Almeida Valadares. É primo do ex-deputado federal Pedro Valadares.
SÃO PAULO
Deputados
Alex Manente (PPS) – Filho do ex-vereador de São Bernardo do Campo (SP) Otavio Manente.
Alexandre Leite (DEM) – Filho do vereador Milton Leite, de São Paulo, e irmão do deputado estadual Milton Leite.
Ana Perugini (PT) – É casada com o prefeito de Hortolândia (SP), Angelo Perugini.
Baleia Rossi (PMDB) – É filho do ex-deputado federal e ex-ministro da Agricultura Wagner Rossi.
Beto Mansur (PRB) – Filho do ex-deputado federal Paulo Mansur.
Bruna Furlan (PSDB) – Filha do prefeito de Barueri (SP), Rubens Furlan, e sobrinha do vereador do município Toninho Furlan.
Carlos Zarattini (PT) – Filho do ex-deputado federal Ricardo Zarattini Filho.
Celso Russomanno (PRB) – Neto de Geraldo Russomanno, ex-prefeito de Peruíbe, irmão do ex-deputado estadual Mozart Russomanno e do ex-vereador de São Paulo Attila Russomano.
Eduardo Bolsonaro (PSC) – Filho do deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) e irmão do vereador do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro e do deputado estadual Flávio Bolsonaro.
Fausto Pinato (PP) – Irmão do ex-vereador de Fernandópolis (SP) Gustavo Pinato.
Gilberto Nascimento (PSC) – Pai do vereador de São Paulo Gilberto Nascimento Jr.
Goulart (PSD) – Pai do vereador de São Paulo Rodrigo Goulart.
Herculano Passos (PSD) – Casado com a deputada estadual Rita Passos e cunhado do ex-governador de São Paulo Luiz Antonio Fleury.
Jefferson Campos (PSD) – É cunhado do deputado estadual Carlos Cezar.
Jorge Tadeu Mudalen (DEM) –É casado com a vereadora de São Paulo Sandra Tadeu (DEM-SP).
José Mentor (PT) – Irmão do deputado estadual Antônio Mentor (PT).
Keiko Ota (PSB) – Casada com o vereador de São Paulo Masataka Ota.
Luiz Lauro Filho (PSB) – Filho do ex-deputado estadual Luiz Lauro e sobrinho do prefeito de Campinas Jonas Donizette e do ex-vereador do município Tadeu Marcos.
Marcio Alvino (PR) – Filho do ex-prefeito de Guararema (SP) Sebastião Alvino de Souza.
Milton Monti (PR) – Irmão do ex-prefeito de São Manuel (SP) Marcos Monti.
Missionário José Olimpio (DEM) – Pai do deputado estadual Rodrigo Moraes.
Nelson Marquezelli (PTB) – Pai do ex-suplente de vereador de Pirassununga (SP) Juliano Marquezelli.
Nilto Tatto (PT) – Irmão do ex-deputado federal Jilmar Tatto, do deputado estadual Enio Tatto e dos vereadores de São Paulo Jair Tatto e Arselino Tatto.
Orlando Silva (PCdoB) – Cunhado de Gustavo Petta, vereador em Campinas e ex-suplente de deputado.
Paulo Freire (PR) – Irmão da deputada estadual Marta Costa.
Paulo Pereira da Silva (SD) – Pai do deputado estadual Alexandre Pereira da Silva.
Paulo Teixeira (PT) – Filho do ex-prefeito de Águas da Prata (SP) Wolgran Junqueira Ferreira e irmão do deputado estadual Luiz Fernando Teixeira.
Pollyana Gama (PPS) – Casada com o deputado estadual Davi Zaia.
Renata Abreu (Podemos) – Filha do ex-deputado federal José de Abreu.
Ricardo Izar (PP) – Filho do ex-deputado federal Ricardo Izar.
Ricardo Tripoli (PSDB) – Irmão do vereador de São Paulo Reginaldo Tripoli e do deputado estadual Roberto Tripoli.
Silvio Torres (PSDB) – Filho do ex-prefeito de São José do Rio Pardo (SP) Lupércio Torres.
Valmir Prascidelli (PT) – Irmão de Denilson Prascidelli, ex-candidato a vereador em Osasco (SP).
Vanderlei Macris (PSDB) – Pai do deputado estadual Cauê Macris.
Vitor Lippi (PSDB) – Filho do ex-vice-prefeito de Mairinque (SP) Eno Lippi.

TOCANTINS
Deputados
Carlos Henrique Gaguim (Podemos) – Pai de Bruno Gaguim, ex-candidato a deputada estadual.
César Halum (PRB) – Irmão do candidato a vice-prefeito de Araguaína (TO) Nahim Halum.
Dulce Miranda (PMDB) – É casada com o governador de Tocantins, Marcelo Miranda (PMDB).
Irajá Abreu (PSD) – É filho da senadora Kátia Abreu (DEM-TO) e irmão do ex-vereador de Palmas Iratã Abreu.
Josi Nunes (PMDB) – Filha do ex-prefeito de Gurupi (TO) Jacinto Nunes e da ex-deputada federal Dolores Nunes.
Lázaro Botelho (PP) – Marido da deputada estadual Valderez Castelo Branco Martins.
Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM) – Casada com o ex-vereador de Palmas Fernando Rezende.
Vicentinho Júnior (PR) – Filho do senador Vicentinho Alves e primo do ex-deputado estadual Paulo Mourão.