Mundo

Chiado Books, boa novidade

A Chiado Books fundamenta-se, antes de tudo, no apoio aos autores com modestos recursos de mídia, esquecidos das editoras gigantes e voltadas aos chamados bestsellers. E mais - : Um novo PSD? Escândalos. Socorro ao Tejo.

<b>Reprodução</b> Mauro Lobo
Reprodução Mauro Lobo
Por Mauro Lobo, correspondente em Portugal
Publicado em 12/02/2018

O mercado editorial de Portugal ganha estampa nova, com a Chiado Books a estabelecer sua marca. O Brasil também é favorecido: a Chiado faz 5 anos que atua em solo brasileiro, com escritório central na mais paulista, como dizem, das avenidas de São Paulo: a avenida Paulista, num endereço de referência, o Conjunto Nacional. 

A Chiado Books, cujo fundador e atual presidente executivo é o empresário Gonçalo Martins, representa uma visão diferenciada da atividade de publicar. Fundamenta-se, antes de tudo, no apoio aos autores com modestos recursos de mídia, esquecidos das editoras gigantes e voltadas aos chamados bestsellers.
-Queremos continuar a ser a casa dos anônimos de hoje, e que podem se transformar em reconhecidos autores - explica Martins, um inovador na arte da editoração, hoje com 37 anos de idade.
Apesar das juras de amor eterno, as relações Brasil-Portugal sofrem esporádicas crises de estremecimento. No entender do empresário da Chiado Books, é necessário manter um ritmo de diálogo constante, de maneira a impedir fortuitos malentendidos.
-Uma gripe não pode nem deve se transformar em pneumonia - diz ele.
O objetivo primordial da Chiado Books, salienta Gonçalo Martins, é trabalhar para dinamizar a relação cultural Brasil-Portugal por intermédio do livro.
- Fomos pioneiros, lembra, em publicar obras dos dois lados do Atlântico. E queremos dinamizar esse polo, finaliza.
UM NOVO PSD?
O Partido Social Democrata, que elegeu um novo líder Rui Rio, parece dividido mal saído da votação. Rio, um ex-prefeito da cidade do Porto, se revela disposto a fazer uma varredura geral nos postos de chefia do partido.
Conseguirá, sem dúvida, mas a um preço muito elevado da unidade partidária. E a um tempo curto das eleições de 2019.
ESCÂNDALOS & CIA
Da série de escândalos que a cada semana invadem os lares dos portugueses. Agora, um ainda mais cabeludo por envolver figuras do Judiciário. Voltamos ao tema.
NOVA VITÓRIA
As boas notícias se avolumam: agora, campeão europeu de futebol de salão. No lado da economia, a agência de classificação de crédito Moodys indica que Portugal está a um só degrau de escapar da humilhante posição de lixo.
SOCORRO AO TEJO
O rio Tejo, símbolo nacional, está a agonizar pela poluição de suas águas por detrito variados.O Ministério Público promete ações rigorosas contra os agentes degradadores. Rigorosas mesmo????

Mauro Lobo é jornalista.